CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA
“um porta-voz dos sem-voz”

A história da Rádio Educadora se confunde com a história da radiodifusão no vale do Aço. É a primeira emissora da região e tem muito a contar! Tudo começa com a primeira transmissão da Rádio Educadora AM que foi ao ar no dia 12 de junho de 1966. O sonho de levar a cultura popular e a educação, através das ondas do rádio, para as mais distantes localidades Vale do aço se tornou realidade graças à iniciativa dos Redentoristas iniciada em 1964.

Em 1965, foi assinado o contrato entre o poder público e a Congregação Redentorista, na época representada pelo padre Marcos Fernandes Guabiroba. O dia 02 de fevereiro de 1968 ficou marcado na história de nossa região com o inicio das transmissões em caráter experimental. O radialista Aurélio Caixeta, foi o primeiro a falar nos microfones da emissora.

Outra data marcante para a Rádio Educadora é o dia 18 de março de 1968, quando a emissora entrou oficialmente no ar, iniciando sua missão evangelizadora.

Ao longo dos anos a programação da Rádio Educadora tem seu conteúdo voltado à comunidade do interior mostrando-se atuante e profunda conhecedora dos problemas da região e da necessidade da informação para todos e hoje faz parte do dia a dia das comunidades.

Rádio Educadora 1969
Torre da Rádio em 1968
Instalações da Rádio
Atual local da Rádio

Padre Marcos Guabiroba

MEMORIAL DA RÁDIO

Memorial Padre Marcos Gabiroba

A descoberta do Rádio reduziu ainda mais as distâncias entre nós. Ultrapassou fronteiras, estreitou laços.  Alimentou sonhos e a imaginação de muitos. Serviu também como instrumento a favor de guerras e revoluções. Nos seus primórdios transmitia por suas ondas vozes e muitos ruídos. Hoje, por meio delas, nos conectamos pela internet, navegando num mundo de infinitas possibilidades. 

O Rádio surgiu num momento de pujantes transformações, numerosas e constantes, e logo quando conquistou seu espaço, teve sua morte anunciada pelo surgimento da TV, mas, soube se reinventar e garantir seu espaço em nossas vidas. Ele é, e certamente continuará presente em nosso cotidiano por muito tempo. 

 

Dentro deste panorama, a Província do Rio de Janeiro juntamente com a Rádio Educadora, cumprindo seu papel como emissora nestas mineiras terras, oferecem aos seus ouvintes este espaço, o Memorial do Rádio Pe. Marcos Guabiroba C.Ss.R. A fim de possibilitar mais um elo entre a população do Vale do Aço e a sua pioneira na radiodifusão. O Memorial propõe-se como um centro irradiador da história do Rádio, de modo especial no Brasil e particularmente a História da Rádio Educadora.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

LogoEducadoraFio.png