CONGREGAÇÃO REDENTORISTA
“Com ele há Copiosa Redenção”
CONGREGAÇÃO
REDENTORISTA
A Congregação do Santíssimo Redentor, popularmente chamada de Congregação Redentorista, foi fundada por Santo Afonso Maria de Ligório no dia 9 de novembro de 1732, em Scala, no sul da Itália, sendo aprovada por Bento XIV em 25 de fevereiro de 1749. A vida de Santo Afonso tornou-se, então, uma missão e um serviço aos mais abandonados.
PROVÍNCIA DO RIO
A primeira fundação da chamada Vice-Província brasileira foi na cidade de Juiz de Fora (MG), junto à Igreja de Nossa Senhora da Glória. No dia 29 de junho de 1951, aconteceu a elevação de Vice-Província à Província e a sua separação definitiva da Província Holandesa. Já em 1971, foi efetuada a mudança de foro para a cidade de Belo Horizonte (MG) e transferida a sede provincial para Juiz de Fora.
UMA PROVÍNCIA SEPTUAGENÁRIA!
Estamos celebrando os 70 anos da fundação da Província do Rio (1951- 2021). Será um eixo dinamizador de toda nossa programação anual.
Afinal, a memória reacende a esperança e fortalece a coragem para o seguimento. Celebrar esta história é aprender o sentido da busca, ser tocado pelo empenho de tantos confrades (holandeses e brasileiros) e leigos(as) que no emaranhado de dificuldades, desafios e circunstâncias oscilantes efetivaram projetos e criaram uma realidade.
A celebração dos 70 anos nos alcança em tempos de reestruturação da Congregação Redentorista.
Queremos consolidar e vivificar a trajetória atual que nossa Província vive. Trajetória de confiança: há futuro para nossa esperança! Queremos abrir uma estrada larga para o ama- nhã da reconfiguração com São Paulo e Bahia, na certeza de uma história bem traçada.
E como faz bem sentir- mo-nos ligados à história de uma nuvem de testemunhas (Hb 12,1), à dedicação de quantos foram colocados para dar à Província um rumo, um rosto consistente. Foi, é e será fruto da fidelidade missionária, processo continuado de consagração e fé. É um trabalho sem fim!
Celebrar os 70 anos nos faz perceber que uma Província se constrói na fidelidade ao carisma e à missão Redentoristas. Uma Província se constrói no afeto partilhado que gera concórdia e mútua caridade. Uma Província se constrói no brio de pertença a um grupo valoroso, fonte de estímulo à fidelidade e a um compromisso de vida em comum. Uma Província se constrói na solidariedade com os feridos da história, com gestos concretos de inclusão e cidadania.
A Província do Rio foi construída assim! Avante, pois! Mesmo em meio a esta pandemia que as- susta e destrói vidas, vamos lá fazer o que será! A esperança vencerá!
Pe. Nelson Antonio Linhares, C.Ss.R.
Superior Provincial